Canto do Taiguara

O CANTO Do Pássaro Mais Livre Do Planeta!

26.8.05

AUSÊNCIA DA POESIA














Jocimar

O fato concreto e sentido,
Único e bem pensado é um só:
A poesia retirou-se de mim!

E que rei-poeta sou
Sem a coroa da poesia?

Para chegar ela demorou,
Chegou impressentida
Mas nunca inesperada.

Para retirar-se ela nem pensou,
Ou pesou, o pesar que deixaria,
Retirou-se e pronto. Pranto.

E agora? Pergunto-me:
O que será de mim?
Que farei para amansar meus leões?

Meus carneiros quando voltarão
A passear em meu peito arfante?

Meu amor, dúvidas e reflexos...
Que serão deles? Coitados!

Quem amará a música-poesia
Do eterno Taiguara?

Quem abrirá minhas gavetas
Intrínsecas de inventos?

Meu passado verde
Quem o desembalsamará?

Quem?!

E quando eu caminhar pelas ruas
Tonto, triste e só,
Sem a poesia...,
Quem me levará de volta,
Esperançoso, para minha casa?

Quem?!

Quem conseguirá, novamente,
Que eu grite, desesperadamente,
Um socorro sorridente?